O bloglog e o jornalismo de celebridades

maio 15, 2008 at 9:48 am 4 comentários

Este é um texto meu que foi postado primeiramente no blog Jornalismo na Rede. Ele discorre sobre como o bloglog, que é um blog exclusivo de celebridades e personalidades brasileiras, pode afetar o jornalismo de celebridades, também conhecido como colunismo social.

Acredito que essa ferramenta pode causar um impacto muito grande nas revistas de fofocas. Afinal, um fã agora pode ler sempre o blog do artista, não precisa mais saber das fofocas através das revistas… Enfim, vamos ao texto:

________________________________________________

O bloglog e o jornalismo de celebridades

Uma nova ferramenta surgiu para o “jornalismo 3.0“: o bloglog.

Apesar de não ser uma ferramenta revolucionária, que pode mudar todas as áreas do jornalismo, ela causa uma mudança significativa em um nicho: o jornalismo de variedades.

O bloglog nada mais é que um blog criado pela globo.com para ser usado por celebridades — tanto as globais quanto as demais. Por que as celebridades já não blogavam antes? Bom, isso não cabe a nós responder, mas o fato é que agora elas passaram de passivo para ativo nesse tipo de jornalismo, o de colunismo social. Explicando melhor, antes, uma atriz como Paola Oliveira era acusada de ser motivo de separação de um casal de famosos por Leão Lobo e precisava aparecer no Faustão para se defender, ou então precisava conversar com algum jornalista de confiança para ter sua versão da história publicada. Agora, basta ela postar em seu bloglog sua versão da história, que os jornalistas já vêem e reproduzem em seus respectivos veículos. Isto não é apenas uma hipótese, aconteceu de verdade. Para conferir, clique aqui.

Com o bloglog, o jornalismo de celebridades ganhou uma nova dinâmica. Agora, as celebridades também produzem material jornalístico e divulgam sua vida, espontaneamente. Elas podem se manifestar diante de um assunto público da maneira que preferirem, e os jornalistas podem checar a informação direto da fonte. Mais do que isso, elas agora podem difamar os jornalistas tanto quanto os jornalistas as difamam.

Paola Oliveira “fura” os jornalistas ao mostrar antes em seu blog o vestido que seria destaque nas revistas no dia seguinte

Mas nem tudo é perfeito. Da mesma maneira que esta é uma ferramenta útil para os famosos, ela pode ser também prejudicial.

A imprensa sempre foi boa em construir uma imagem dourada em volta das celebridades, e com o bloglog, elas podem destruir esta imagem sem nem se dar conta disso. Elas mostram que não só não são tão finas e cultas quanto pensávamos, como também provam que postam montagens toscas, escrevem tudo errado e gostam de expor a vida, como qualquer pessoa.

O exemplo de Paola pode ser usado novamente para explicar este tópico. Através de seu blog, ela mostra que escreve mal e que, provavelmente, não é tão culta quanto parece ser. Um outro exemplo muito bom é o de Dado Dolabella. Tudo bem que ele nunca foi exemplo de inteligência, mas no bloglog dele, vê-se que ele é quase analfabeto.

Esta ferramenta, por mais que seja apenas um blog, traz outra dimensão ao universo estrelado dos famosos. Ela não só aproxima o fã do ídolo, como mostra que eles são iguais (quando não piores) a qualquer um.

Anúncios

Entry filed under: mídia, opinião.

Final político em Duas Caras A blogagem coletiva contra o jornalismo partidário

4 Comentários Add your own

  • 1. Renato  |  julho 12, 2008 às 1:53 pm

    Olha… PAOLA OLIVEIRA me pareceu culta e sim uma TREMENDA GATA…rsrsr Vamos relevar afinal ela deve ser ruim de teclado como a grande a maioria é.

    Responder
  • 2. Cintia Torres  |  agosto 9, 2008 às 10:08 am

    Cabe salientar que este texto não foi escrito por Camila e sim pela jornalista Carolina Castro. Foi recortado e (re) postado aqui. Já havia lido há meses atrás. Além de a polêmica envolvendo blog de celebridades não ser nenhuma novidade, a Carolina faz uma crítica justa porém desnecessária, na minha opinião. Não acho coerente ficar julgando erros gramaticais, semânticos ou grafia de internauta (SEJA LÁ QUEM FOR) pois sabe-se que a maioria dos internautos (Usuarios de blog, msn, orkut e cia) dão um tratamento desleixado, distraído no que tange ao português. Alguns esquecem do “poder de alcance” que esses veículos tem. Além de que na internet, fatalmente, tudo se registra. O Dado, por exemplo, tem que escrever daquela maneira mesmo para ser compreendido pelo seu público que deve ser entre 8 a 16 anos (rsrsrs). E a Paola, COM CERTEZA, não tem uma boa relação com o PC. O que é mais comum do que se pode imaginar. AO CONTRÁRIO do que a Carolina possa pensar, não me sinto nem melhor e nem pior do que ambos.

    Responder
  • 3. Cintia Torres  |  agosto 9, 2008 às 10:11 am

    A modelo Camila Alves postou o texto de sua autoria NO BLOGLOG DELA. Achei prudente responder aqui também.

    Responder
  • 4. idylla  |  agosto 15, 2008 às 8:39 am

    Não é pq as celebridades escrevem errado, ou falam besteira que eles são quase analfabetos ou pouco intelectual n, eu n concordo nada com isso…Eles são celebridades, mas são gente como agente, são pessoas normais que fazem tudo q nos meros seres “fora da mídia” fazemos, e o bloglog serviu p/ nos mostrar isso….
    O blog da Joana Balaguer mesmo é ótimo, ela escreve o q pensa, o q ta sentindo no momento, posta fotos das baladas, dos amigos, fala besteira, mostra seu dia a dia, já o da Kelly Key parece um blog infantil, ela gosta de enfeitar, fazer montagens, mas é o jeito dela, o do Marcos Mion então é um besteirol só, mas é ótimooo rsrs, o blog vai da personalidade e das características de cada um, cada um se expressa da forma que é, e isso é bommmm demais!!!!
    O da Camila e da Grazi Alves então eu amooo o blog das duas, siceramente o da Camila Alves além de não esta no Top 20 é um dos meus preferidos, tanto ela quanto Grazi, são pessoas comunicativas, lindas, doces, simples, respondem a gente, postam coisas que agente gosta de ver, e se comunicam super bem com os fãs….
    Enfimmmm, blog log foi uma das melhores coisas já inventadas na net, depois do orkut e msn rsrsrs…..

    Esta é minha opinião…e desculpem os erros ortográficos ok!!!!!!
    PS: n sou semi analfabeta e nem tão pouco nada intelectual, muito pelo contrário…escrevo assim pq a linguagem da net Graças a meu bom Deus, simplificou-se bastante e confesso q eh muiiito bom 😉 rsrsrs
    já basta escrever correto na faculdade, no trab… ainda ter q escrever aki tb…ah da um tempo!!!

    visitem meu blog….

    http://idyllamonteiro.blogspot.com

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

maio 2008
S T Q Q S S D
« abr   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Blog Stats

  • 15,701 hits

%d blogueiros gostam disto: