Uma nova forma de se comunicar

setembro 12, 2007 at 2:10 pm 9 comentários

É muito interessante ver o amadurecimento dos blogs. No início, a blogosfera era composta, em sua maioria, por adolescentes contando sua ida ao shopping, coisas do tipo. Ao passar do tempo, estas pessoas trocaram seus blogs por fotologs e pelo Orkut, e os blogs passaram a ter uma certa importância.

Hoje em dia, já é possível se informar apenas por blogs. É lógico que é sempre bom dar uma apurada nos fatos, mas blogs de jornalistas, como o do Azenha, o do Dom Quixote (cuja identidade é secreta) e o do Nassif, já são uma boa opção ao jornal. Nestes blogs, podemos encontrar informações que não veríamos se não fosse a internet. São jornalistas que criticam o mundo e a própria imprensa.

Mas uma coisa que me chamou muita atenção foram os blogs do jornal O Globo. São blogs de enviados especiais do jornal a países polêmicos e muito esteriotipados. Os que leio, são de jornalistas que estão na China, em Israel e no Irã.

Nestes blogs, os jornalistas mantêm uma espécie de diário de viagem, com posts que retratam com detalhes a vida e curiosidades destes países. De vez em quando, um destes posts viram notícia na versão impressa do jornal.

Através destes blogs, pude saber que há grupos neo-nazistas em Israel; como os jovens marcam encontros no Irã, onde solteiros não podem entrar em festas mistas e flertar em lugar público é proibido; e que para os chineses driblarem os chefes no trabalho, minimizam as janelas do explorer e as encaixam na área de mensagem do Outlook, assim, fica parecendo que eles estão imersos no trabalho, quando na verdade, estão se divertindo.

Enfim, estes blogs dão uma visão mais real de sociedades mistificadas por nós, mas que não são tão alienígenas como parecem.

Os blogs (e a internet como um todo) finalmente estão se firmando como mídia informativa. E, ao contrário do que se imaginava, não parecem ter vindo para tomar o lugar da mídia impressa. Se os grandes veículos souberem utilizá-los, podem se tornar grandes aliados: os custos são mais baixos que os de outras mídias, e as informações, mais transparentes. É uma nova forma de se comunicar. E, diga-se de passagem, muito mais inteligente.

Anúncios

Entry filed under: opinião.

Está aberta a temporada de caça aos fumantes O melhor do Brasil é o brasileiro

9 Comentários Add your own

  • 1. Paulo  |  setembro 13, 2007 às 5:54 am

    Sobre esta nova forma de se comunicar, uma das coisas mais importantes para mim, é o fato de podermos tomar conhecimento de fatos que são escondidos pela mídia.
    Hoje não são poucos os que tomaram conhecimento sobre a atuação do Senador Virgílio no Amazonas, ficamos sabendo dos descalabros da Yeda no RS, e assim por diante.
    Os currais estão sendo mostrados, não adianta mais aos canalhas fazerem caras e bocas para as TVs Senado, Câmara e principalmente para a Globo.
    O país está começando a conhecer os lados obscuros das vestais do congresso.

    Resposta
  • 2. Francine  |  setembro 13, 2007 às 8:31 am

    pois é menina!
    até fizemos um blog aqui pra nossa revista!! E ficou bonitinho!!
    http://www.arqartblog.blogspot.com

    Resposta
  • 3. Régis Marques  |  setembro 17, 2007 às 9:52 am

    Além de tudo isso o que vc citou, os blogs têm algo muito interessante, tem uma linguagem mais acessível, com menos firula, parecem escritos realmente para serem compreendidos por um maior número de pessoas e com uma objetividade que mídia impressa costuma não valorizar tanto. E mais, o texto nos passa uma impressão de pessoa por trás da obra, um transparecer de opinião pessoal que dá vida e cor…

    Gosto muito! Blogs precisam ser valorizados… aliás, é parte da função dos blogueiros fazerem com que sua aceitação e respeitabilidade cresçam, através de vocabulário bem empregado, informações corretas e temáticas inteligentes e interessantes, seja qual for a vertente do autor.

    Bom texto!

    Resposta
  • 4. Pedro Ayres  |  setembro 19, 2007 às 12:21 pm

    Carol
    Li um comentário seu no Blog do Eduardo Guimarães e como estou reiniciando a comentar e analisar sobre política(nacional e internacional) e economia, como fiz durante muitos anos, tomei coragem e indico o meu blog ao seu severo julgamento.
    http://pedroayres.blig.ig.com.br
    Grato
    Pedro

    Resposta
  • 5. argh, lemòn  |  setembro 19, 2007 às 5:40 pm

    continuo no time inútil há 4 anos.

    Resposta
  • 6. Caloã  |  setembro 19, 2007 às 11:24 pm

    os blogs até fizeram o congresso virar “vergonha nacional” em menos de um dia.

    Forte poder de comunicação.

    Resposta
  • 7. Paulo vilmar  |  setembro 20, 2007 às 3:13 pm

    Carol!
    A Blogosfera é realmente muito interessante, além do que falou o Paulo, lá em cima, dela ser uma forma de descobrirmos verdades escondidas(ou omitidas) na mídia tradicional, traçamos cumplicidades e trocamos informações. Por exemplo: li seu comentário no Palanque do Blackão e vim visitar, acabei fazendo um comentário. Hoje, existem blogs que eu não passo um dia sem dar uma espiada. A conversa cifrada ficou para o Orkut e msm, nos blogs, o que se nota, na sua maioria, é uma preocupação com o texto correto.
    Parabéns pelo teu Blog e pelo seu texto!
    Beijos…

    Resposta
  • 8. indignado.  |  outubro 13, 2007 às 11:14 am

    Ainda bem que temos a internet, imagina o pensamento único da mídia golpista prevalecendo por toda eternidade, em breve a net vai se tornar obrigatória para todo o povo brasileiro, abaixo a mídia golpista e seus asseclas.

    Resposta
  • 9. clenia  |  fevereiro 12, 2009 às 9:54 am

    quais são os passos que devo seguir para enviar mensagens pelo orkut?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

setembro 2007
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Blog Stats

  • 15,694 hits

%d blogueiros gostam disto: