Augusta, a nova mina de ouro de São Paulo

agosto 22, 2007 at 9:02 am 10 comentários

O texto abaixo era uma espécie de desabafo, que tentei transformar em matéria na época em que estava estagiando no jornal-laboratório da minha ex-faculdade. Nessa época eu não fazia nada o dia inteiro, então minha cabeça ficava livre pra pensar em muitas coisas, e, ao lembrar de domingo a noite, quando esperei horas e horas por uma pizza de muçarela (sim, com é com ç, horrível, não?) no Vitrine, resolvi escrever um textinho pra passar o tempo e expressar minha raiva. 

De lá pra cá, as coisas na Augusta mudaram um pouco, agora tem um monte de estabelecimento, mas o Vitrine continua a mesma merda.

 Augusta, a nova mina de ouro de São Paulo.

Qual é o destino de uma pizzaria cujas pizzas são piores que as servidas no Habib´s?

A resposta é: depende. Se ela ficar na Augusta, seu destino é o sucesso.

Instalada há anos na famosa rua Augusta, a pizzaria Vitrine, que em outros tempos passava despercebida pelos transeuntes, virou moda entre a nova geração de freqüentadores da região. As mesas só são mais disputadas pelos alternativos que o atendimento do garçom.

O nome do estabelecimento não poderia ser mais apropriado. O restaurante realmente parece uma vitrine, expondo a cena que tomou conta da tradicional rua boêmia da cidade. Nota-se um disfarçado porém óbvio desfile de moda no local, onde cada freqüentador exibe um estilo único mas semelhante aos demais. A porta está sempre abarrotada de jovens jogados ao chão, esperando os amigos ou simplesmente fazendo o social e há uma intensa e suspeita movimentação no banheiro.

Tendo em vista o atendimento precário e a qualidade da pizza, já mencionada acima, o sucesso da Vitrine, à primeira vista, é de espantar. Após algumas noites no point alternativo, o motivo fica claro: não há concorrência. Como a rua foi subitamente engolida pela cena alternativa, que vem crescendo a olhos nus, não houve tempo de montar uma estrutura que atenda à demanda de freqüentadores.

A cena local divide-se em dois grupos: os que entram nas casas noturnas e os que ficam vagando pela rua. Para os primeiros, há opções como a Outs, pioneira no lugar e principal responsável pelo “renascimento” da região. Para os segundos, há, além do Vitrine, no máximo cinco estabelecimentos com alguma infra-estrutura, que lotam rapidamente. Este último grupo cria um potencial gigante para pessoas com tato para negócios, pois é público garantido para qualquer estabelecimento que sirva cerveja gelada por um bom preço. Mas para que o lugar faça tanto sucesso quanto o Vitrine, é necessário captar a atmosfera trash-chic do lugar: a rua é caracterizada pelo contraste das boates de alternativos com as boates de strippers.

Quem captou o recado foi a rede de supermercados Dia, que abriu uma franquia na rua. O supermercado conta com um enorme espaço na frente, o que possibilita o encontro dos jovens embriagados e, por ser uma rede que atinge as classes B e C, oferece cerveja barata e o clima tosco que a região pede. O resultado é previsível: será o novo ponto de encontro da garotada paulistana.

___________________________________________________________ 

ps1: essa minha profecia quanto ao Dia não se realizou, nunca vi aquele supermercado aberto.
ps2: essa minha faculdade era um lixo.

Anúncios

Entry filed under: besteiras.

O protesto revolucionário dos Cansados Está aberta a temporada de caça aos fumantes

10 Comentários Add your own

  • 1. Tiago  |  agosto 22, 2007 às 6:15 pm

    Descreveu a atual Augusta à perfeição. A rua onde decadência e sujeira é cool e cult.

    Resposta
  • 2. Psycho  |  agosto 23, 2007 às 9:22 am

    Gostei do teu blog. Parabéns. Adicionado aos favoritos da casa.
    🙂

    Resposta
  • 3. PDC Estagiário  |  agosto 24, 2007 às 6:16 pm

    `Só falta a foto…

    http://www.surra.org

    Resposta
  • 4. vejo tudo e não morro!  |  agosto 26, 2007 às 8:01 pm

    mas é isso. aquele um já dizia que “quem gosta de pobreza é intelectual”. “Intelectual” adora beber cerveja em buteco bem buteco.

    Resposta
  • 5. Régis Marques  |  agosto 28, 2007 às 10:23 am

    Não fale assim da faculdade, deixava tempo livre para reflexões tão relevantes… Ora, ruas de alternativos sempre são bons temas!
    Até me instigou a escrever algo sobre Porto Alegre…

    Resposta
  • 6. Francine  |  agosto 28, 2007 às 11:18 am

    tenho uma amiga q anda pela Augusta de madrugada carregando pratos de bateria… e ela é feliz.
    Bjos.

    Resposta
  • 7. Frederico Scachetti  |  dezembro 11, 2007 às 9:15 pm

    Olha para dizer a verdade nunca mais eu volto nessa pizzaria primeiro porque tem gente de má indole nessa pizzaria comecando pelo Dono do Buteco isso não é jeito de se tratar um cliente nós estavamos em festa de final de ano fazendo um amigo secreto e derrepente quando deu 22h ele nós expulsou de lá…. E para dizer verdade teria que ter uma pessoa que soube-se comandar aquela espelunca porque o dono do butiquim parece que desaprendeu toda a licao que teve de comeco e a primeira é Tratar bem o seu cliente, o cliente sempre tem razão.

    Resposta
  • 8. logos  |  janeiro 8, 2009 às 4:32 pm

    Xupa minha bengam que só tem emo naquela merda toda.

    Resposta
  • 9. Luiz  |  janeiro 10, 2009 às 10:38 am

    Seu preconceituoso, cabeça pequena, difamador barato: a pizza da Vitrine atualmente é de altíssimo nivel, comparada às melhores pizzarias de São Paulo mas não tem prestígio por motivos óbvios (i.e. pessoas como vc) .

    Resposta
  • 10. Carolina  |  fevereiro 2, 2009 às 6:02 pm

    Heyyy.. não fale assim do Vitrine.. lah as pessoas não precisam se maquear ateh parecerem bonecas e bonecos impecáveis.. nem ao mesmo se arrumar para sair.. se vc esta com fome e passou por ali.. pode entrar sem nenhum preconceito.. ngm repara em vc.. e vc ainda come uma das melhores pizzas d sao paulo !!!

    O atendimento deixa a desejar mesmo.. mais basta algumas idas para se familiarizar com o pessual por lah..

    Enfim.. VITRINE manda mto !!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

agosto 2007
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Blog Stats

  • 15,694 hits

%d blogueiros gostam disto: